sábado, agosto 02, 2008

Celulite?? Acudam!!!


Celulite? Acudam! Sim, este é um dos medos quanto à beleza de, geralmente, todas as mulheres. Mas será que sabem o que é a celulite?
Ora bem, então, começando pelo início, o que é, afinal, a celulite?



A celulite atinge até 90% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como na puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais.A celulite manifesta-se como um processo inflamatório que atinge a camada de gordura abaixo da nossa pele, afectando a circulação de micro nutrientes entre as células e a libertação de toxinas provenientes do metabolismo. Externamente ela assemelha-se com uma "casca de laranja".As causas que provocam a celulite são complexas, de origem multi-factorial, mas sabe-se que de entre os factores desencadeantes encontram-se os desequilíbrios hormonais e hábitos alimentares errados, tais com o excesso de álcool, tabagismo e toda a alimentação composta de refinados. As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdómen, glúteos, nuca, braços, nádegas, coxas e pernas. As mulheres magras também sofrem de problemas de celulite. Todavia, um aumento de peso coloca mais em evidência a celulite.


Feita a primeira pergunta, passemos à 2ª:
O que é que pode provocar celulite??
Tanta coisa! Retenção de líquidos, obstinação, má circulação, hereditariedade, alterações hormonais, emocionais, stress, saúde, medicação, pílula, gravidez, tabaco, sedentarismo, poucos líquidos, alimentação desequilibrada e hiper-calórica, são alguns dos factores principais.

3ª Pergunta:
O que devo fazer para evitar a celulite?
Recomendo seguir os conselhos de “ evitar a má circulação”, beber 1,5 a 2 l de água por dia, intestinos a funcionarem diariamente'(se é que me percebem), cosmética anti-celulítica. Se tem tendência para a mesma, qualquer que seja a origem, deve fazer SEMPRE tratamentos de manutenção num bom Centro de Estética. Faça acompanhar tudo isto com a ingestão diária de três copos de limonada natural, e, quando estiveres sentada, a ver televisão, por exemplo, mantém as pernas levantadas!

4ª Pergunta:
Mulheres magras podem ter celulite?
Sim. Muitas mulheres que têm o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final.

5ª Pergunta:
Porque é que modelos muito magros, que têm uma alimentação restrita, também têm celulite?
Porque como já vimos, o que interessa não é o peso, e sim a composição do corpo e a distribuição da gordura. Uma modelo pode ser magra no peso, mas ter também pouco músculo. O que observamos com muita frequência, é que pacientes com tendência natural a serem magras preocupam-se pouco com os exercícios e com a alimentação. Essas pacientes tem poucas células gordurosas, e o pouco de gordura que acumulam distribui-se por estas poucas células, alterando muito o tecido gorduroso, comprimindo os micro vasos e assim determinando o aparecimento de celulite. Podemos dizer, que numa pessoa magra, uma pequena concentração de gordura já irá produzir celulite até mais importante do que em pessoas com tendência a serem gordas, que têm mais células para dividir o excesso.
6ª Pergunta:
Qual o principal factor para o aparecimento da celulite?
O simples facto de ser mulher. Como já comentamos é o tecido gorduroso da mulher que é naturalmente predisposto a ter celulite e o hormonais feminino tem um papel importante no processo. Estas características são normais na mulher, e podemos considerar que a presença de celulite, embora um processo que incomoda muito a auto – estima feminina, é quase uma situação natural, embora não obrigatória, da condição feminina. Por isso é tão difícil tratar a celulite, porque a mulher continuará, é claro, sendo mulher e as condições para o aparecimento da celulite continuarão presentes. Os cuidados com boa alimentação e exercícios deverão ser mantidos por toda a vida, aconselhamos visitas periódicas, de manutenção a uma clínica especializada. Quando são reavaliadas as condições nutricionais, se necessário são realizadas aplicações de li-políticos.

7ª Pergunta:
Como eliminar a celulite?
Para combater a celulite é preciso enfrentá-la de diversas maneiras: Menos calorias nocivas, mais exercício e ginástica bem direccionada, uma dieta de emagrecimento apropriada ou para emagrecer ou ficar esbelta e reduzir a celulite. E quando a gordura localizada persiste nas coxas, no ventre, nos glúteos ou nos tornozelos, a solução é procurar um médico especialista, que lhe indicará um tratamento adequado para o seu caso.

8ª Pergunta:
O que é isso de Diagonóstico da Celulite?
Mesmo que seja considerada uma doença de pouca implicação clínica, sendo que alguns médicos sequer consideram uma doença. Ainda assim a celulite traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.
O médico que realiza a avaliação da celulite é geralmente o
dermatologista. O diagnóstico da celulite é dividido em graus [1]:
Grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões.
Grau 1: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões.
Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada.
Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.
Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele.


9ª Pergunta:
O que devo usar no meu corpo?
As Borras do Café acabam por ser um dos produtos caseiros mais aconselháveis. Pode também recorrer-se à aplicação diária de óleo essencial de zimbro ou junípero (como é também conhecido, de preferência através de compressas. Os cremes anti-celulite, óbvio! Mesmo havendo muita gente que pensa que a eficácia depende necessariamente do tipo ou marca do procuto, está errado. O que interessa é a sua aplicação! Faça uma boa massagem, por exemplo, e os resultados serão outros (pelo bom-sentido!).
A aplicação do mesmo deve ser acompanhada de uma massagem revigorante na área mais afectada pela celulite, e cerca de 5 minutos é o tempo ideal. Os punhos cerrados ou um objecto que role de tamanho não muito grande é óptimo para a massagem já referida e aconselhada.

10ª Pergunta, e no meu ponto de vista a mais IMPORTANTE para as outras 9 resultarem:
O que ter para que a celulite não me afecte e eu a consiga eliminar ou evitar?
Calma! - eis o segredo: "Grão a grão, se enche à galinha o papo"... e quando digo isto quero dizer "Um passo de cada vez", e não para comer muito! xD

Desejos de umas férias 'estupendas'!
:D
*Já sabe, se quiser falar, ou levantar dúvidas, ou a contar a sua experiência com estas dicas, este é e-mail que deve marcar: girlscolection@hotmail.com

0 Opiniões!: